A imponente geografia do Brasil 🇧🇷
Pois é, essa música é uma pequena descrição sobre as características que tornam o nosso país um lugar ímpar no mundo. 🇧🇷
De rica história e geografia impecável, o Brasil é o maior país da América do Sul (possuindo mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados sendo o 5º país mais extenso do mundo).
O Brasil é marcado por uma diversidade geográfica impressionante, abrangendo áreas gigantes de florestas tropicais, extensas planícies, planaltos, cadeias montanhosas e uma longa e extensa costa atlântica.
A leste, o Brasil é banhado pelo oceano Atlântico; a oeste, faz fronteira com Paraguai, Peru e Bolívia. A norte, o país é cortado pela Linha do Equador fazendo fronteira com a Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e França (Guiana Francesa) enquanto ao sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio fazendo fronteira com a Argentina e o Uruguai.
- AS REGIÕES
O território brasileiro é dividido em 26 estados e um Distrito Federal distribuídos em 5 grandes regiões (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul).
A Amazônia, situada no norte do país, é a maior floresta tropical do mundo, abrigando uma rica biodiversidade e desempenhando um papel crucial no equilíbrio climático global.
Por falar na região Norte, ela é formada por 7 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Essa é a maior região brasileira, com 3.853.676,948 km2, o que representa quase 45% do território do país.
Com cerca de 18 milhões de habitantes, a região Norte é considerada populosa, porém pouco povoada, possuindo a menor densidade demográfica (relação entre o número de habitantes e a área habitada) entre as regiões: 4,72 habitantes por quilômetro quadrado. Além disso os estados da região norte fazem fronteira com vários países como Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (pelo departamento da França).
Apesar de ser pouco povoada a região conta com grandes cidades como Belém e Manaus.
A região Nordeste é composta por 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe apresentando uma área de 1.544.291 km2. Conhecida por suas praias deslumbrantes (sendo a região com maior costa litoral do Brasil) e pelo clima quente (tropical e semi árido), infelizmente o nordeste apresenta historicamente os menores índices de desenvolvimento social do país.
O clima semiárido que dificulta o desenvolvimento da agricultura e da pecuária, os inúmeros anos de abandono de políticas públicas pelo poder público aliados a corrupção e a gestões federais incompetentes são considerados os fatores responsáveis pela pobreza, violência, fome e seca na região.
Apesar de seus problemas sociais, o Nordeste é uma região de grande importância para o Brasil em todos os setores da sociedade inclusive na área econômica, possuindo grandes centros históricos e turísticos e metrópoles urbanas populosas e influentes como Recife, Fortaleza, Natal, Salvador e João Pessoa.
Enquanto isso o Centro-Oeste abriga o Pantanal, a maior planície alagada do planeta, caracterizada por uma flora e fauna únicas.
É composta por 3 estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e também pelo Distrito Federal (onde fica a capital federal Brasília).
Lar do agronegócio brasileiro, o Centro Oeste possui suma importância na produção das matérias-primas as quais o Brasil vende ao exterior como as plantações de soja e laranja e na criação de gado.
Curiosamente o Centro Oeste foi a última região a ser efetivamente ocupada pelo homem e com o desenvolvimento da agropecuária, cidades como Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e a capital federal Brasília não só nasceram e como cresceram e ainda crescem acima da média em comparação com outras regiões (tirando o sudeste).
Uma das grandes particularidades dessa região é que ela faz fronteira com quase todas as outras, sendo a única a não ter acesso ao mar.
Composta por 4 estados sendo eles : Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Sudeste é o centro econômico e industrial do país, abrigando as metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro, além de apresentar relevância histórica, social e cultural.
É a região mais populosa e rica do Brasil, correspondendo por 55,2% das atividades econômicas do país e ultrapassando a marca de mais de 85 milhões de habitantes sendo um polo de atração por grandes empresas e também de inúmeros imigrantes nacionais e internacionais.
O Sudeste apresenta inúmeros desafios nas áreas da segurança pública, infraestrutura, de saneamento básico, de habitação e urbanização.
A região Sul é composta por 3 estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul possuindo uma área de 576.774 km2.
Com suas colinas ondulantes, é famosa pela produção de grãos e vinhos e pelas cataratas do Iguaçu localizadas no estado do Paraná.
O vasto planalto central, conhecido como Planalto Central, ocupa grande parte do território brasileiro, influenciando o clima e a hidrografia do país (sendo a única localidade brasileira de clima subtropical).
Possui povoamento histórico de povos europeus como holandeses, alemães, italianos, ucranianos e entre outros.
É a segunda região brasileira mais desenvolvida economicamente (ficando atrás apenas do Sudeste) sendo considerada uma localidade mais tranquila e segura que a anteriormente mencionada.
O sul do Brasil conta com grandes, importantes e populosas cidades como Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Balneário Camboriú, Maringá e Caxias do Sul, também possuindo uma forte economia agropecuária e têxtil.
A região sul também é suscetível a ser palco de inúmeros e constantes fenômenos naturais como tornados e chuvas (em excesso) o que é um sério problema para o país.
- O LITORAL E AS REDES HIDROGRÁFICAS.
O Brasil tem uma hidrografia privilegiada. A extensa costa atlântica do Brasil, com mais de 7.000 km, oferece uma miríade de praias, desde as paradisíacas do Nordeste até as urbanas e movimentadas do Sudeste. O país é cortado por uma grande rede hidrográfica (12 no total), destacando-se os rios Amazonas, São Francisco e Paraná.
- VEGETAÇÃO
A vegetação no Brasil é extremamente diversificada. Há no país seis grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Esses compreendem inúmeros ecossistemas caracterizados pela grande biodiversidade. No país podemos encontrar florestas tropicais, florestas equatoriais e florestas de araucárias.
- CLIMA
O clima predominante no Brasil é o tropical.
Porém, devido à grande extensão territorial do país, há uma diversidade climática. A região Norte é caracterizada pelo clima equatorial úmido, com chuvas durante boa parte do ano.
Já na região Nordeste, o clima característico é o semiárido, com elevadas temperaturas e baixos índices pluviométricos ao ano.
No Centro-Oeste brasileiro, apresenta-se o clima tropical, com duas estações bem definidas: invernos secos e verões úmidos.
A região Sudeste apresenta algumas variações climáticas, como subtropical úmido e tropical de altitude. Enquanto na região Sul, o clima predominante é o subtropical, apresentando em algumas de suas partes temperaturas negativas.
- RELEVO
O relevo brasileiro é marcado pela ausência de dobramentos modernos e por sua diversificação, podendo ser encontradas no território áreas de planícies, planaltos e cerrados, assim como áreas de morros e serras. As planícies podem ser encontradas em diversas regiões, como Norte e Sul. Serras e morros são características também de diversas regiões, com destaque para o Sudeste brasileiro. O planalto é predominante no Centro-Oeste do país.
- SOCIEDADE
O Brasil é conhecido por sua diversidade cultural, racial e religiosa no qual povos europeus, indígenas, afrodescendentes e orientais convivem sob as mesmas leis e direitos civis (pelo menos constitucionalmente).
Segundo dados oficiais do censo 2022, 45,3% da população brasileira é parda, 43,5% é branca, 10,2% é preta, 1,7 é indígena e 0,4% da população é amarela.
A religião predominante no país é a Católica Apostólica Romana, porém há uma enorme diversidade religiosa no território brasileiro.
Há um grande grupo de cristãos sendo divididos entre católicos, pentecostais, metodistas, luteranos e batistas. Há também uma parcela espírita, judeus, muçulmanos, budistas e grupos umbandistas.
Segundo informações extra oficiais a composição religiosa brasileira é formada de 49% dos brasileiros católicos; 26%, protestantes; 8%, sem religião; 2%, espíritas; e 15% de outra religião.
Como você pode ter percebido, o Brasil é um colosso, fazendo jus ao que o próprio hino nacional brasileiro diz.
O Brasil é um país geograficamente imenso e com potencial absurdamente gigante em ser uma terra próspera e justa para os seus filhos e para a humanidade 🤝.
Comentários
Postar um comentário