Explicando a bandeira do estado de São Paulo .
A bandeira do estado de São Paulo, com suas cores preta, branca e vermelha, foi criada em 1888 pelo jornalista e escritor Júlio Ribeiro.
Essas cores representam a ideia de diversidade, união e força do povo paulista. A bandeira foi proposta em um primeiro momento como o objetivo de representar a República brasileira sendo posteriormente adaptada para o estado.
Aqui está o significado de cada elemento da bandeira paulista segundo Julio Ribeiro :
Preto, branco e vermelho : Essas cores representam a união entre diferentes etnias, especialmente a miscigenação entre negros, brancos e indígenas, destacando e exaltando o caráter plural e cosmopolita da população paulista e dos povos que fundaram o Estado brasileiro.
As 4 estrelas amarelas na parte interna dos quatro cantos do retângulo : Segundo Júlio, as 4 estrelas representam a constelação Cruzeiro do Sul (também presentes na bandeira nacional) enquanto a cor amarela representa a riqueza do solo paulista.
As 13 listras : Não há uma informação oficial que explica o porquê a bandeira paulista possui 13 listras. Existem hipóteses de que as 13 listras existem por uma mera adequação estética (pois a original possuía 15 listras).
Outra hipótese é que as 13 listras fazem uma referência às treze colônias originais dos Estados Unidos da América enquanto outra tese é que as listras fazem uma alusão a Paulo, décimo terceiro apóstolo de Cristo, mas o mais certo é que o total de treze listras ficaram imortalizadas pelo poema "Nossa Bandeira", de Guilherme de Almeida.
Existem histórias que valorizam a importância das treze listras, intercaladas em preto e branco, no qual elas representam os 13 dias da Revolução Constitucionalista de 1932 (evento extremamente marcante da história do estado de São Paulo e do povo paulista).
O mapa do Brasil no topo da bandeira, enfatiza a importância do estado de São Paulo no contexto nacional e na construção do país.
Apesar de ter sido criada com um contexto republicano, a bandeira de São Paulo carrega hoje um forte simbolismo de orgulho regional e histórico, além de contar um pedaço da história do Brasil através de seus símbolos.
Comentários
Postar um comentário