O porquê Andorra e Luxemburgo são países tão pequeninos 🇦🇩 🇱🇺


Luxemburgo e Andorra são países pouco lembrados porém são conhecidos por serem ricos (uns dos mais ricos do mundo), bem administrados e de grande nível de desenvolvimento em praticamente todos os índices sociais 🌃


Porém essas nações também são conhecidas por serem bem pequenas e possuírem pouco território.


Mas por qual motivo Luxemburgo e Andorra são países tão pequenos? 

 

Isso pode ser explicado através de razões principalmente históricas, geográficas e políticas.

Visão área de Luxemburgo e sua rica arquitetura.


Luxemburgo 🇱🇺 : 

História : Localizado em uma área historicamente contestada, Luxemburgo já foi parte de vários reinos e impérios europeus, como o Sacro Império Romano-Germânico, a França e os Países Baixos. Porém ao longo dos séculos, o país foi perdendo território em guerras e tratados, como o Tratado de Londres de 1839, que o reduziu para o seu tamanho atual. No entanto, a sua localização estratégica fez com que Luxemburgo mantivesse a sua independência e neutralidade perante aos diferentes conflitos envolvendo países da região como França, Alemanha e Inglaterra.

Geografia : Cercado por grandes potências como a França, a Alemanha e a Bélgica, Luxemburgo não tinha muito espaço ou condições (sejam bélicas ou diplomáticas) para se expandir, o que contribuiu para a manutenção do seu pequeno território.


Visão de Andorra,país localizado no meio dos Pirineus.


Andorra 🇦🇩 

História :  Andorra foi formada em 1278 através de um acordo entre a França e o Bispo de Urgel (na Espanha), estabelecendo a co-soberania entre esses dois poderes. Essa estrutura de governança manteve Andorra isolada e preservada como um território pequeno, servindo como uma zona tampão entre as potências França e Espanha.


 Geografia : Localizado nos Pirineus, entre a França e a Espanha, Andorra é limitada pela geografia montanhosa e pela falta de território circundante. Essas montanhas ajudaram a manter a sua independência, porém em contrapartida as montanhas também limitaram a expansão territorial.


Curiosamente ambos os países foram capazes garantir a sua soberania ao longo dos séculos através da sua localização estratégica e dos acordos históricos que os protegeram de anexações ou invasões pelas potências vizinhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Democracia e ditadura : Origens, significados e panoramas.

Os 23 anos dos atentados de 11 de setembro

Saiba quais são os países maiores consumidores de cerveja 🍺