As razões do Haiti ser um país extremamente pobre 🇭🇹


 A situação de pobreza extrema no Haiti é o fruto  de uma série de combinações de fatores históricos, políticos, sociais, econômicos e naturais que se entrelaçaram ao longo dos séculos. 


Aqui estão alguns dos principais motivos do qual esse pequeno país é a nação MAIS POBRE DAS AMÉRICAS :


História colonial e independência política : O Haiti foi uma colônia da França, no qual a população escravizada trabalhava nas plantações de açúcar. Após uma revolta liderada por escravizados, o Haiti se tornou o primeiro país negro independente no ano de 1804. No entanto, os colonos franceses exigiram altíssimas indenizações como forma de compensação pela perda de sua colônia, o que causou um endividamento ao Haiti por gerações.


Intervenções estrangeiras : Ao longo de sua história, o Haiti passou por várias intervenções estrangeiras, incluindo ocupações e embargos, que prejudicaram a sua soberania e estabilidade econômica. A ocupação americana entre 1915 e 1934, por exemplo, teve um grande impacto nas estruturas políticas, econômicas e sociais do país.


A instabilidade política : Desde a sua independência, o Haiti tem enfrentado uma série de golpes de Estado, governos instáveis e ditaduras, o  que dificultou/ e ainda dificulta a criação de políticas econômicas sustentáveis (e a sua estabilidade) e a construção de infraestruturas básicas.


Desastres naturais : Devido à sua localização geográfica, o Haiti é frequentemente atingido por desastres naturais, como terremotos e furacões. O terremoto de 2010, por exemplo, destruiu grande parte do país, matando centenas de milhares de pessoas, acabando com a infraestrutura já precária que ali existia e tornando ainda mais vulnerável a população.


Economia dependente e com falta de infraestrutura : A economia haitiana é extremamente dependente de ajuda externa e das remessas financeiras dos haitianos que vivem no exterior. A falta de infraestrutura, educação e saúde, combinada com a corrupção endêmica, mantém esse ciclo de pobreza e dependência dia após dia.


Desigualdade Social, miséria e exclusão: Há uma profunda desigualdade social no Haiti, onde uma pequena elite detém a maior parte das riquezas e do poder, enquanto o resto da população (a grande maioria) vive na linha da extrema pobreza. A exclusão social e a falta de oportunidades para a maioria da população agravam essa situação.


 Violência :  A partir da miséria, da fome e do abandono surgiram inúmeras gangues do qual dividiram ainda mais e o país e trouxeram ainda mais violência e caos social.

Essas gangues cometem crimes inclusive assassinatos em busca de poder, comida e etc. Com o recente assassinato do ex presidente do país "Jovenel Moïse" em 2021, essas gangues ganharam mais força política e aterrorizam a vida daqueles que só querem viver dignamente.


Todos esses fatores, juntos, criaram um ciclo vicioso de pobreza e instabilidade no Haiti, tornando-o um dos países mais pobres do mundo e polo de refugiados que fogem dessa situação para outros países.


Infelizmente não é um prognóstico otimista para o Haiti num curto e médio prazo. O futuro desse humilde país continua incerto e sombrio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Democracia e ditadura : Origens, significados e panoramas.

Os 23 anos dos atentados de 11 de setembro

Saiba quais são os países maiores consumidores de cerveja 🍺