Os 3 setores da economia 💲 💶 💼
Os setores econômicos são as diferentes categorias que organizam as atividades produtivas e financeiras em uma cidade, estado ou país.
A economia é dividida em três setores:
Setor Primário 🚜🌾 (agricultura, pesca, mineração)
O setor primário abarca as atividades de extração e produção agropecuária, responsáveis pela obtenção de matérias-primas e de produtos em seu estado natural.
Setor Secundário 🧑🏼🏭🏭 (indústrias)
O setor secundário abrange as indústrias, que transformam matérias-primas em produtos acabados ou semielaborados.
Setor Terciário 🧑🏼🔧🛅 (serviços formais e informais)
O setor terciário é composto por atividades de comércio e pela prestação de serviços, tanto por empresas quanto por indivíduos.
Atualmente, o setor terciário é o mais relevante para a economia, tanto em nível global quanto no Brasil.
De acordo com dados oficiais, o setor terciário responde por cerca de 63% do PIB mundial e emprega aproximadamente a metade da força de trabalho global.
No Brasil, o setor terciário representa quase três quartos da economia. Excluindo-se a administração pública, educação, defesa e saúde, o IBGE aponta que esse setor corresponde a 55,61% do PIB nacional. Essa predominância é chamada e conhecida como terciarização da economia.
De qualquer forma é essencial o funcionamento e a harmonia dos três setores para o desenvolvimento de uma cidade, estado ou país. Para o setor terciário funcionar e seguir gerando empregos é de vital importância a saúde do setor agropecuário enquanto a indústria precisa seguir trabalhando de forma continua.
Se um desses setores falhar ou tiver dificuldade em prosperar, todos os outros setores estarão prejudicados assim como a economia como um todo.
Por isso que o serviço de marceneiro não é melhor ou pior que o serviço de um operário ou de um agricultor pois afinal todos eles contribuem para o crescimento de um país e para o sustento não só da economia como também de suas famílias, propriedades e necessidades.
Comentários
Postar um comentário