Países onde o 𝕏 (Twitter) é PROIBIDO 🐦 🚫


O Twitter é proibido ou restrito em vários países, por diversas razões que vão desde motivações políticas, ao controle da informação ou regulação de conteúdo ou até mesmo por "medidas de segurança nacional". 


Aqui estão alguns exemplos de países onde o Twitter é ou foi proibido/restrito:


China 🇨🇳: O Twitter está bloqueado na China desde 2009. O governo chinês impõe restrições rigorosas à internet, e o acesso ao Twitter e a outros sites de redes sociais ocidentais é controlado através do "Great Firewall", uma vasta infraestrutura de censura online.


Irã 🇮🇷: O Twitter foi bloqueado no Irã em 2009, após os protestos pós-eleitorais. Apesar da proibição, alguns iranianos ainda acessam a plataforma usando redes privadas virtuais (VPNs). Curiosamente, algumas autoridades iranianas (incluindo o aiatolá Ali Khamenei) mantêm contas ativas no Twitter, apesar da proibição.


Coreia do Norte 🇰🇵: O acesso ao Twitter, assim como à internet em geral, é praticamente inexistente para a população comum na Coreia do Norte. Apenas um grupo seleto de elites governamentais tem acesso restrito à internet, e o uso de redes sociais como o Twitter é altamente monitorado e controlado.


Emirados Árabes Unidos 🇦🇪 : Embora o Twitter não seja totalmente bloqueado nos Emirados Árabes Unidos, seu uso é fortemente monitorado, e a disseminação de informações que são vistas como críticas ao governo pode levar a ações legais.


Egito 🇪🇬 : O Twitter não é oficialmente bloqueado no Egito, mas houve períodos em que o governo restringiu temporariamente o acesso durante protestos ou agitações políticas, como durante a Primavera Árabe.


Turquia 🇹🇷 : O Twitter foi temporariamente bloqueado na Turquia várias vezes, principalmente durante períodos de tensão política. Em 2014, o governo bloqueou o Twitter antes das eleições municipais, alegando que a plataforma estava sendo usada para espalhar alegações de corrupção. A plataforma foi desbloqueada após intervenção judicial, mas o governo continua a monitorar e, ocasionalmente, restringir o acesso.


Myanmar 🇲🇲 : Em 2021, após o golpe militar, as autoridades de Myanmar impuseram uma série de restrições às redes sociais, incluindo o Twitter. A medida foi parte de uma tentativa mais ampla de suprimir a dissidência e o protesto contra o regime militar.


Turcomenistão 🇹🇲 :  O governo turcomeno possui  um forte controle sobre toda internet e imprensa, o que significa que os cidadãos não têm acesso a fontes de informação mundiais na internet e ainda correm o risco de serem punidos caso tentem usar acesso as redes sociais via VPN. O acesso à informação é feito por intermédio de agências de notícias ligadas ao governo. A mídia independente ou de oposição opera apenas fora do país.


Rússia 🇷🇺 : O Twitter assim como outras redes sociais como o Facebook e o Instagram, foi bloqueado pelo governo russo em 2022, logo após o inicio da guerra contra a Ucrânia em fevereiro do mesmo ano.


Venezuela 🇻🇪 : O Twitter foi bloqueado no país após criticas do dono da rede social, Elon Musk a Nicolás Maduro (ditador venezuelano) após Maduro fraudar as eleições da Venezuela.

 

Brasil 🇧🇷 : No final do mês de agosto de 2024, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a suspensão do Twitter no Brasil devido a discordâncias com o dono da rede social Elon Musk, o que colocou o Brasil nesse seleto grupo.


Além desses países, o acesso ao Twitter pode ser restrito temporariamente em outros locais durante crises políticas ou sociais. O uso de VPNs é comum nesses países para burlar bloqueios, privações e censuras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Democracia e ditadura : Origens, significados e panoramas.

Os 23 anos dos atentados de 11 de setembro

Saiba quais são os países maiores consumidores de cerveja 🍺