As semelhanças e diferenças entre os principais grupos terroristas do mundo 💣



Os grupos terroristas ISIS (Estado Islâmico), Hamas, Al-Qaeda, Talibã e Hezbollah são grupos militantes islâmicos com objetivos políticos e ideológicos distintos, masque também compartilham algumas semelhanças, como o uso de táticas violentas e a motivação religiosa.


 - Semelhanças :


Origem Ideológica: Todos esses grupos compartilham uma ideologia fundamentalista islâmica. Todos eles defendem uma interpretação dura, rígida e extremamente conservadora do Islã, buscando implementar suas visões teocráticas em todas as sociedades.


Métodos de Operação: Todos esses grupos utilizam métodos de guerrilha, terrorismo, e insurgência para alcançar seus objetivos. Eles realizam ataques suicidas, bombardeios, ataques a tiros e outras formas de violência contra civis e forças militares.


Rejeição ao Ocidente: Esses grupos compartilham uma forte oposição às influências ocidentais, especialmente em relação à presença militar dos EUA no Oriente Médio. Eles veem o Ocidente como uma ameaça direta à cultura, identidade e soberania islâmica.


Status de Grupos Terroristas: Todos são classificados como organizações terroristas por vários países e organizações internacionais, incluindo os EUA, a União Europeia, e a ONU.


- Diferenças:


Origem e Contexto Geográfico: 

 - ISIS (Estado Islâmico): Originado no Iraque e na Síria, o ISIS buscou estabelecer um califado global. Ele teve grande destaque entre 2014 e 2017, quando controlou vastas áreas de território nos países mencionados anteriormente.

   - Hamas: Grupo palestino originado em Gaza, focado na resistência contra Israel e na criação de um estado palestino. Tem uma forte base popular local e um braço político significativo inclusive fora de Gaza.

   - Al-Qaeda: Fundado por Osama bin Laden, é um grupo transnacional, com células em várias partes do mundo. Ficou mundialmente famoso pelos ataques terroristas de 11 de setembro nos EUA.

   - Talibãs: Movimento predominantemente afegão, que surgiu nos anos 90. Tem como objetivo implementar a sharia no Afeganistão, onde governou de 1996 a 2001 e retomou o poder em 2021.

   - Hezbollah: Baseado no Líbano, diferente das demais, o Hezbollah é uma organização xiita que também atua como um partido político e que também interfere na guerra Israel- Palestina. É fortemente apoiado pelo Irã e ambos tem como principal inimigo Israel.


 Objetivos Específicos:


   - ISIS: O estabelecimento de um califado global onde todos seguem a lei Sharia. O ISIS também se opõe as correntes xiitas e persegue inclusive minorias religiosas dentro de do islã. 

   - Hamas: Busca a "libertação" da Palestina, a destruição total do estado de Israel e a expulsão dos judeus de toda a região de Jerusalém.

   - Al-Qaeda: Luta global contra os "inimigos do Islã", principalmente os EUA e seus aliados. A Al Qaeda também se opõe aos costumes ocidentais.

   - Talibãs: Busca o controle total do Afeganistão e implementação da lei islâmica (sharia) misturada com tradições locais.

   - Hezbollah: Tem como objetivo a resistência contra Israel e o aumento da influência iraniana e xiita no Oriente Médio e no jogo geopolítico da região.


Composição Religiosa:

   - ISIS e Al-Qaeda: Predominantemente sunitas no qual a lei sharia é vista como a "verdade" moral sobre tudo e todos.

   - Hamas: Sunitas, mas com foco exclusivamente na questão palestina (pelo menos nesse momento).

   - Talibãs: Sunitas com base na lei sharia misturada a uma interpretação conservadora da escola Deobandi do Islã.

   - Hezbollah: Xiita, com uma forte ligação religiosa e militar com o Irã.


Apoios Internacionais:


   - ISIS e Al-Qaeda: Não recebem apoio estatal oficial, embora possam ter apoio financeiro de simpatizantes individuais ou de grupos não governamentais.

   - Hamas: Recebe apoio de alguns países como o Irã e Qatar, além de contar com apoio popular em Gaza (onde o grupo terrorista opera e detém o poder).

   - Talibãs: Receberam apoio do Paquistão e de alguns grupos no Golfo Pérsico.

   - Hezbollah: Localizado no Líbano é fortemente apoiado pelo povo local além do Irã e, em menor escala, pela Síria.


Essas organizações, embora compartilhem algumas características, possuem diferenças significativas em seus objetivos, contextos geográficos e bases de apoio o que torna cada grupo terrorista de certa forma único e igualmente perigoso ao mundo ocidental e as liberdades individuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Democracia e ditadura : Origens, significados e panoramas.

Os 23 anos dos atentados de 11 de setembro

Saiba quais são os países maiores consumidores de cerveja 🍺