Democracia e ditadura : Origens, significados e panoramas.
Hoje é o dia internacional da democracia 🕊️
- Mas o que significa a palavra "democracia", como ela surgiu e qual é o panorama atual da democracia no mundo?.
A democracia é um sistema político ímpar, vigoroso e pulsante. O termo é derivado do grego antigo no qual demos significa povo e kratos significa poder (no sentido de governança), significando, literalmente, "governo do povo".
A origem da democracia: A democracia, como conceito e prática, teve suas primeiras raízes na cidade-estado de Atenas, no século V a.C. Os cidadãos atenienses participavam diretamente das decisões políticas através de assembleias, onde debatiam e votavam leis. No entanto, a democracia ateniense era bastante restrita, excluindo mulheres, escravos e estrangeiros.
A evolução da democracia e de seu uso: Ao longo da história, o conceito de democracia evoluiu e se expandiu assim como o seu uso. A Revolução Francesa, no século XVIII, o iluminismo e as revoluções liberais do século XIX trouxeram à tona os ideais democráticos de liberdade, igualdade e fraternidade.
Com o tempo a democracia representativa, em que o povo elege representantes para tomarem decisões em seu nome, tornou-se a forma mais comum de democracia nas sociedades modernas sendo algo solidificado hoje em diversas sociedades.
As dimensões da Democracia:
A democracia não é um conceito estático, mas sim um processo em constante construção, sendo necessário seguir diferentes . Algumas das dimensões da democracia incluem:
Eleições livres e justas: A possibilidade de os cidadãos escolherem seus representantes livremente é fundamental para a democracia.
Liberdades civis: A garantia de direitos como liberdade de expressão, de reunião e de imprensa são essenciais para a construção e enriquecimento do debate democrático.
Estado de direito: A existência de leis claras e imparciais, que se aplicam a todos igualmente, é um pilar da democracia. Uma justiça ativa, idônea e imparcial é fundamental na manutenção das liberdades, das leis e da confiabilidade das instituições democráticas.
Participação cidadã: A participação ativa dos cidadãos na vida política, através de eleições, organizações sociais e outras formas de engajamento, é fundamental para a consolidação da democracia.
Comentários
Postar um comentário